*Este jogo marca a maior goleada no clássico Atlético x Cruzeiro (Palestra Itália)


Data: 27/11/1927
Torneio: Campeonato Belo Horizonte
Estádio: Estádio do América - Alamêda (Belo Horizonte - MG)
Público: 4.000 (estimado)
Árbitro: José Avelino (MG)

Atlético
Osvaldo Perigoso; Chiquinho e Brant; Hugo Jacques, Ivo Melo e Franco; Getulinho, Said, Mário de Castro, Jairo e Getúlio.

Cruzeiro
Geraldo; Rizzo e Pararaio; Porfírio, Osti e Nininho; Piorra, Odilon, Ninão, Bengala e Armandinho.

Gols: Said (11' e 19'), Ninão (22'), Said (46'), Mário de Castro (57' e 61'), Jairo (66'), Ninão (70'), Jairo (71' e 76') e Getúlio (82').

Observação: O Palestra já não tinha esperanças de título e segundo o jogador Ninão - em entrevista concedida anos mais tarde - o time combinou perder para dar o título ao Atlético, já que se ganhasse o América seria campeão pela 11ª vez consecutiva. Lembrando que na época Atlético x América era o maior clássico de Minas e não Palestra x Atlético.
O jogo é o maior placar do confronto até os dias de hoje.

Marcadores:

3 Responses so far.

  1. Por que este 9 x 2 só apareceu depois do

    6 x 1 ???

  2. É bastante normal que a grande maioria dos torcedores desconheça a história de seus times, ainda mais jogos tão antigos como este, antes da era profissionalizante do futebol mineiro. O resultado de 9x2 ficou bastante conhecido depois do primeiro 5x0 do Cruzeiro sobre o Atlético Mineiro, em 2008. Na ocasião o resultado foi citado pelo comentarista da rede globo ao vivo, mas o jogo já estava anotado por vários historiadores e estatísticos, como no Almanaque do Cruzeiro que saiu em 2003, por exemplo.

  3. O America foi decacampeao em 1925. O Atletico foi campeao em 1926, quebrando a hegemonia. Como que em 1927 seria o 11 titulo consecutivo do América?

Postar um comentário